Tags

, ,

BEACH, Alison (ed.) Manuscripts and Monastic Culture: Religious Reform and Intellectual Life in Twelfth-Century Germany, Turnhout: Brepols, 2007.

Cada um dos estudos apresentados neste volume se baseia em um manuscrito, ou um grupo de manuscritos, que lançam luz sobre a prática da vida monástica durante esse período de reforma. Muitos dos artigos (mas não todos) se concentraram no mosteiro de Admont na Áustria Central. Admont foi um dos mais importantes centros espirituais, culturais e intelectuais da Idade Média Central e sua magnífica biblioteca ainda abriga uma extensa coleção de manuscritos – um rico recurso, tanto para a história do mosteiro quanto para a história da vida religiosa medieval.

O livro reúne o trabalho de um grupo internacional de estudiosos cujo trabalho toca em vários aspectos o século XII, Admont, e o movimento mais amplo de reforma e renovação na Germânia e na Áustria. Com a publicação do importante trabalho de Charles Homer Haskins, O Renascimento do Século XII (1933), veio uma nova maneira de olhar para a civilização da Idade Média Central. Estudiosos já investigaram muitos aspectos deste renascimento: o crescimento das universidades, o desenvolvimento do direito canônico, o surgimento (ou a re-emergência) de um senso de individualidade humana, e o renascimento do fervor religioso que tem sido rotulado como uma reforma antes da Reforma. Muito deste trabalho acadêmico tem se concentrado no centro-norte da Itália, na França e Inglaterra. A Germânia, no entanto, tem sido pouco estudada neste contexto, em parte porque a natureza e trajetória da reforma não diferiu daquela observada no resto da Europa. Os ensaios no livro visam tanto explorar conexões entre as terras germânicas e o contexto mais vasto da Europa Ocidental, quanto considerar o clima único, espiritual e intelectual, dos mosteiros germânicos.

Dois de seus artigos podem ser lidos:

THOMSON, Rodney. “The Place of Germany in the Twelfth-Century Renaissance”, republicado em KWAKKEL, Erick; MCKITTERICK, Rosamond & THOMSON, Rodney. Turning Over a New Leaf – Change and Development in the Medieval Book, disponível em nossa Biblioteca Virtual:

http://www.scribd.com/doc/103277795/Turning-Over-a-New-Leaf-Change-and-Development-in-the-Medieval-Book

COHEN, Adam S. “Art, Exegesis, and Affective Piety in Twelfth-Century”, disponível nas publicações do autor em sua página no Academia.edu

http://utoronto.academia.edu/AdamCohen/Papers/984426/Art_Exegesis_and_Affective_Piety_in_Twelfth-Century_German_Manuscripts