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Dissertação de Mestrado, UFPR, 2009

Temos o prazer de divulgar a dissertação de Mestrado do nosso colega Lukas Gabriel Grzybowski, originalmente da UFPR e hoje desenvolvendo sua tese de  doutorado na Universität Hamburg.

Resumo: 
A presente dissertação trata do pensamento político medieval surgido em meados do século XII no Império Romano, através da pena de Otto de Freising. Este foi bispo na diocese bávara e monge e abade cisterciense em Morimond, na atual França. Ativamente envolvido nos ideais propostos por sua ordem monástica e influenciado pelo ambiente escolar de S. Victor, onde se deu sua formação superior, Otto busca em sua Gesta Friderici I. imperatoris refletir sobre os caminhos políticos percorridos pelo Império de seu tempo. A obra, de caráter historiográfico, aborda os fatos mais recentes da trajetória do poder imperial, se estendendo do reinado de Henrique IV até Frederico I, Barbarossa. Este último, comitente da obra, é sobrinho do historiador, que formula sua narrativa em torno da esperança que deposita em seu sobrinho enquanto agente de profundas mudanças no cenário político imperial, indivíduo capaz não somente de recuperar a glória imperial romana, mas também de ultrapassá-la, elevando-a a um novo patamar. De acordo com o bispo estas mudanças giram em torno principalmente do tema da unidade que o imperador deve restabelecer no Ocidente Medieval. A unidade a que o bispo se refere não se detém, contudo, nos limites territoriais do Império, mas se estende sobre a Christianitas, interpretada quasi como um corpo místico, que conecta cada membro da cristandade ocidental. Esta unidade alcançada através de dois elementos fundamentais na obra do bispo. Por um lado a guerra, que a despeito de seu tradicional caráter de cisão, na Gesta assume o caráter unificador quando entendida como guerra justa, aquela promovida com o intuito de destruir a dissensão, o cisma e a heresia no seio da cristandade. Por outro lado o conselho da sociedade política, que atua como um estandarte da busca pelo bem comum pelo governo imperial, em detrimento a uma postura mesquinha do imperador que busca favorecer somente os seus íntimos. Tal proposta de unidade, bastante arrojada, traz consigo a necessidade do estabelecimento de uma conduta imperial ideal, identificada com a postura do homem virtuoso. A virtude na Gesta assume o papel de meio através do qual o imperador pode realizar o ideal proposto pelo bispo, figurando como ‘termômetro’ dos sucessos e fracassos dos personagens sobre os quais se detém a narrativa histórica. O sucesso de Frederico I na ação política orientada pelos preceitos de Otto de Freising fazem o historiador apontar para a formação de um Imperium Christianum, recriado segundo expectativas místicas e escatológicas.

Abstract:
To present dissertation treats of the medieval political that appeared in the middle of the 12th century in the Roman Empire, through the writings of Otto of Freising. This was bishop in the Bavarian diocese and Cistercian monk and abbot in Morimond, currently in France. Actively involved with the ideals proposed by his monastic order and influenced by S. Victor school atmosphere, where he had his superior formation, Otto looks for to ponder in his Gesta Friderici I. imperatoris on the political ways taken by the Empire of his time. The work, of historiographical character, approaches the most recent facts of the imperial power, extending from Henry IV’s reign to Frederick I Barbarossa’s. This last one, client of the work, is the historian’s nephew, that formulates his narrative around the hope that he deposits in his nephew while an agent of deep changes in the imperial political scenery, an individual capable not only of recovering the Roman imperial glory, but also of crossing her, elevating her to a new level. According to the bishop these changes deal mainly with the theme of the unity that the emperor should reestablish in the Medieval Occident. The unity to which the bishop refers it doesn’t stop, however, in the territorial limits of the Empire, but extends itself on Christianitas, interpreted as a quasi mystic body, that connects each member of the western Christianity. This unit is reached through two fundamental elements in the bishop’s work. On one side the war, that in spite of his traditional scission character, in the Gesta it assumes unifier character when understood as a just war, which was promoted with the intention of destroying the disagreement, the schism and the heresy in the midst of the Christianity. On the other hand the Counsel of the political society, that acts as a bastion of the search for the commonweal for the imperial government, in detriment to a mean posture of the emperor that looks for to favor only his fellows. Such unity proposal, quite bold, brings with her the need of the establishment of an ideal imperial conduct, identified with the virtuous man’s posture. The virtue in the Gesta assumes the paper through which the emperor can accomplish the ideal proposed by the bishop, representing as ‘thermometer’ of the Gesta’s characters successes and failures. Frederick I’s success in the political action guided by the precepts of Otto of Freising make the historian to point for the formation of an Imperium Christianum, recreated according to mystic and eschatological expectations.

http://dspace.c3sl.ufpr.br/dspace/bitstream/handle/1884/18872/Lukas%20Gabriel%20Grzybowski%20-%20A%20proposta%20de%20um%20Imperio%20ideal%20o%20pensamento%20politico%20na%20Gesta%20Frideric.pdf?sequence=1