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“Die Deutschen” (Os Alemães) é uma série de documentários televisivos alemães produzida para o canal ZDF que foi ao ar pela primeira vez entre Outubro e Novembro de 2008. Cada episódio reconta uma época selecionada da História Alemã, começando (na primeira temporada) com o reinado de Otto I o Grande e terminando com o colapso do Império Alemão ao final da Primeira Guerra Mundial. Em Novembro de 2010 a segunda temporada de “Die Deutschen” foi ao ar na televisão alemã, iniciando com Carlos Magno e concluindo com Gustav Stresemann, Chanceler e Ministro do Exterior durante a República de Weimar.

A série é bem fundamentada, contando com a colaboração de alguns dos principais medievalistas alemães (Stefan Weinfurter, Bernd Schneidmüller, Joachim Ehlers, Wolfgang Muchitsch, Matthias Becher, Olaf Rader, Franz Joseph Felten, Johannes Heil e Gerd Althoff) validando o bom trabalho cinematográfico. Contudo, os episódios estão disponíveis APENAS EM ALEMÃO.

A segunda temporada prosseguiu com “Hildegard von Bingen und die Macht der Frauen” (Hildegard von Bingen e o Poder das Mulheres), dedicado à figura feminina germânica mais importante do século XII e uma das mais importantes de todo o período medieval.

A abadessa Hildegard foi teóloga, filósofa, compositora, cientista, profetisa e figura política de relevo, tanto em sua época (trafegava com desenvoltura tanto na corte imperial quanto na curia papal; aliás, obteve, inclusive, licença papal para publicar suas visões em 1147) quanto a posteriori (em 2012 foi elevada ao patamar de Doutora da Igreja).

1098: Nascimento
1112: Ingressa no convento de Disibodenberg
1136: Eleita abadessa do convento de Disibodenberg
1141: Revela suas visões pela primeira vez
1147: Recebeu autorização papal para publicar suas visões
1150: Constrói seu próprio convento em Rupertsberg
1165: Também passa a administrar o convento de Eibingen, perto de Rüdesheim
1179: Faleceu em 17/09


File:Hildegard map.jpg

 

Muitos de seus escritos, especialmente aqueles voltados para o conhecimento da medicina natural, ainda hoje mantém-se relevantes.

 

 

Hildegard alegava ter visões divinas – o que muitos não apreciavam… Este direito a uma proximidade especial com Deus, não deixava de ter seus perigos. Sua coragem derivava de sua missão religiosa. As visões de Hildegard foram uma ferramenta poderosa para uma mulher em um momento em que o sexo feminino estava completamente sob o poder masculino. Ela conseguiu que o próprio Papa reconhecesse suas visões e, assim, dissipou a suspeita de ser uma herege.

Na perspectiva de hoje, considera-se como particularmente inovadora sua percepção da natureza na qual via uma imagem especular da ordem divina. Poder-se-ia mesmo considerá-la como a “primeira verde” na história. Ela descreveu o corpo humano e sua sexualidade em detalhes e grande franqueza, já que Hildegard de Bingen foi, provavelmente, a primeira a fornecer uma descrição extremamente detalhada do orgasmo feminino.

Dedicamos também atenção à sua extensa obra musical da qual destaca-se uma de suas obras mais conhecidas, a Ordo Virtutum, uma peça de moralidade, provavelmente composta em 1151.

I. Prologue. Qui sunt hi, qui sunt nubes? [0:00]
II. Processional of embodies soul (instrumental) [2:24]
III. Scene 1. O nos peregrine sumus [4:53]
IV. Anima processional (instrumental) [7:16]
V. Scene 1 (continued). O dulcis divinitas [10:15]
VI. Anima processional (instrumental) [12:26]
VII. Scene 1 (continued). O gravis labor [13:12]
VIII. Instrumental dance [22:51]
IX. Scene 2. Ego humilitas [24:50]
X. Instrumental dance [49:15]

Ia. Symphonia. O quam magnum miraculum [51:03]
IIa. Symphonia. O felix anima [55:36]
IIIa. Symphonia. O quam mirabilis [1:00:04]

Ib. Instrumental lament [1:03:16]
IIb. Scene 3. Heu! Heu! nos virtutes plangamus [1:05:34]
IIIb. Scene 4. Que es, aut unde venis? [1:18:36]
IVb. Finale. In principio [1:27:42]

 

 

“Die Deutschen” (“The Germans”) is a German television documentary produced for ZDF that first aired from October to November 2008. Each episode recounts a selected epoch of German History, beginning (first season) with the reign of Otto the Great and ending with the collapse of the German Empire at the end of the First World War. In November 2010 the second season of “Die Deutschen” was published in German television, beginning with Charlemagne and ending with Gustav Stresemann,  the Chancellor and Foreign Minister during the Weimar Republic.

The series was well fundamented with the collaboration of top german medievalists (Stefan Weinfurter, Bernd Schneidmüller, Joachim Ehlers, Wolfgang Muchitsch, Matthias Becher, Olaf Rader, Franz Joseph Felten, Johannes Heil and Gerd Althoff) backing the good cinematography work. Alas, the episodes are disponible ONLY IN GERMAN.

The second season continued with “Hildegard von Bingen und die Macht der Frauen” (Hildegard von Bingen and the Power of Women), dedicated to the most important german female figure of the twelfth century and one of the most important of all the medieval period.

The abbess Hildegard was a theologian, philosopher, composer, scientist, prophetess and prominent political figure, both in her time (at ease both in imperial court and papal curia; indeed, she even obtained papal license to publish her visions in 1147 ) and subsequently (in 2012 was elevated to Doctor of the Church).

1098: Birth of Hildegard von Bingen
1112: Hildegard of Bingen enters the monastery Disibodenberg.
1136: She is elected Master of the monastery Disibodenberg.
1141: Hildegard of Bingen revealed their visions for the first time.
1147: With papal permission Hildegard began to publish their visions.
1150: Hildegard of Bingen draws in their own monastery at Rupertsberg.
1165: It also takes over the government of the monastery Eibingen near Rüdesheim.
17th September 1179: death of Hildegard von Bingen

Many of her writings, especially her knowledge of natural medicine, have lost none of their relevance today.

Hildegard has divine visions – which many do not like… To be entitled to a special closeness to God, was not without its dangers. Her courage was drawn from religious mission. Hildegard’s visions were a powerful tool for a woman in a time when the female sex was completely under male power of disposal. She managed that the Pope himself recognized their vision and thus dismissed on suspicion of being a heretic.

From today’s perspective, particularly groundbreaking was their perception of the nature in which they saw a mirror image of the divine order. The “first green” history might call it. Even the human body and sexuality, she described in detail and with great candor. By Hildegard of Bingen came probably the first and for a nun remarkably detailed description of female orgasm.

File:Hildegard von Bingen Liber Divinorum Operum.jpg

We also devote attention to her extensive musical work, from which stands out one of her best known works, the Ordo virtutum, a morality play, probably composed in 1151.

I. Prologue. Qui sunt hi, qui sunt nubes? [0:00]
II. Processional of embodies soul (instrumental) [2:24]
III. Scene 1. O nos peregrine sumus [4:53]
IV. Anima processional (instrumental) [7:16]
V. Scene 1 (continued). O dulcis divinitas [10:15]
VI. Anima processional (instrumental) [12:26]
VII. Scene 1 (continued). O gravis labor [13:12]
VIII. Instrumental dance [22:51]
IX. Scene 2. Ego humilitas [24:50]
X. Instrumental dance [49:15]

Ia. Symphonia. O quam magnum miraculum [51:03]
IIa. Symphonia. O felix anima [55:36]
IIIa. Symphonia. O quam mirabilis [1:00:04]

Ib. Instrumental lament [1:03:16]
IIb. Scene 3. Heu! Heu! nos virtutes plangamus [1:05:34]
IIIb. Scene 4. Que es, aut unde venis? [1:18:36]
IVb. Finale. In principio [1:27:42]