Editorial

Gentes ultra Rhenum.

Esta era expressão utilizada em diversas fontes Francas dos inícios do período medieval para se referirem às populações germânicas não-francas estabelecidas ao leste do Rio Reno.

O Reno aqui é visto como uma fronteira entre a Europa franco-latina e a Europa germânica. Evidentemente que esta redução maniqueísta é insuficiente para explicar uma complexa realidade de influências e interações entre estas áreas. Ademais esta interpretação tem mais a ver com as questões dos nacionalismos francês e alemão advindos do século XIX do que  com as realidades medievais.

Adotamos esta expressão como uma interessante designação para nosso objeto de estudo, a Germânia Imperial Medieval (800-1250), mas não em uma perspectiva reducionista, já que a Germânia Imperial era uma estrutura multiétnica e multicultural na qual encontravam-se germânicos, franceses (Lotaríngia e Reino de Arles/Borgonha), italianos (incluindo árabes e gregos no sul e na Sicília) e diversos povos eslavos (como boêmios, morávios e poloneses), oferecendo-nos amplo campo de conexões e relacionamentos entre diversas áreas de estudo.

A princípio, nosso foco de atuação se encontra delimitado pelas fluidas fronteiras da Germânia entre os séculos VIII e XIII, especificamente entre a coroação imperial de Carlos Magno e o falecimento de Frederico II, ou seja, os séculos imperiais da Germânia sob os Carolíngios, Otônidas, Sálios e Hohenstaufen. Mas não nos deteremos ferreamente nestes marcos, também admitindo estudos que tratem dos povos germânicos na Antiguidade Tardia e sobre o Sacro Império Romano Germânico até a Reforma Luterana.

Ou seja, nossa missão é a de estudar e congregar estudos e recursos relativos à História das Gentes ultra Rhenum, ampliando a base de interessados e concentrando os debates em busca da criação de uma massa crítica de estudos e pesquisadores do tema no Brasil.

Como forma de ampliar nossa missão de congregar estudos e recursos relativos à área, criamos uma fan page no Facebook (com a dupla tarefa de congregar recursos iconográficos oriundos da/relacionados à Germânia Imperial Medieval e ampliar a interatividade do Gentes ultra Rhenum), no seguinte endereço:

https://www.facebook.com/GentesUltraRhenum

Vinicius Cesar Dreger de Araujo, Doutor e Mestre em História Medieval, membro do Brathair – Grupo de Estudos Celtas e Germânicos e do NEIBRAM – Núcleo de Estudos Interdisciplinares das Ilhas Britânicas: Antiguidade e Medievo.


 

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4717286Z2

9 opiniões sobre “Editorial”

  1. awesome blog! i liked your way of description. lista de email lista de email lista de email lista de email lista de email

  2. Magda Rita disse:

    Professor Vinícius,

    Que iniciativa tão profícua! É ainda muito difícil para nós estudantes do “além-mar” conseguirmos textos e orientações tão essenciais às nossas pesquisas relacionadas à germanística medieval. Com mais este caminho/instrumento, as coisas vão se tornando mais fáceis!

    Parabéns! Principalmente pela qualidade do que é postado no blog!

  3. when it comes to reliability and efficiency your website gains for all the others. lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails

  4. lista de emails disse:

  5. lista de emails disse:

    heya..thanks for the post and great tips…i think that hard work is the most important aspect of getting success. lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails lista de emails

  6. lista de emails disse:

    i was very pleased to find this site. i wanted to thank you for this great read!!

  7. lista de email disse:

  8. lista de email disse:

    hi, great post. i really admire your work and i

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s